quarta-feira, 20 de julho de 2011

Usuários do CAPS falam sobre importância do programa

Usuários e equipe do CAPS
Hoje pela manhã, o Centro de Atenção Psicossocial Florescer – CAPS, responsável pela inclusão social de idosos e doentes mentais, estava em ritmo de São João. Os usuários do programa ensaiaram para a apresentação que vai acontecer amanhã, às 19h00, no Ginásio Chico Cruz, abrindo o Concurso Municipal de Quadrilhas.
Usuários capricham no ensaio para apresentação
Segundo a Terapeuta Ocupacional e Coordenadora do CAPS, Luzefigene Rocha Rolim, “o centro oferece oficinas de grupos terapêuticos e recreativos à usuários de transtorno mental e idosos. No período da tarde funciona como escola dentro do programa do Governo Federal, Brasil Alfabetizado”, informou a coordenadora.
O centenário Domingos Santos mostra celular que ganhou em concurso
O Garoto Festsol da Melhor Idade 2011, Domingos Santos (Cabo Verde), de cem anos, afirma que as ações do CAPS lhe trazem prazer, saúde, alegria e felicidade. “A minha vida era muito triste. Eu não sabia ler, não saia de casa, agora estou feliz. Todo mundo me acolheu muito bem. Estou muito feliz mesmo”, disse emocionado. 
Garota Festsol da Melhor Idade 2011 também foi premiada
De acordo com a Psicóloga, Doutora Richele Loureiro, a CAPS possui mais de 800 usuários cadastrados, mas somente 415 utilizam o serviço frequentemente. “Atendemos pacientes psicóticos, depressivos (inclusive com tendências suicidas), esquizofrênicos, ansiosos, dependentes químicos (álcool e outros tipos de drogas), saúde mental e idosos”, disse Loureiro.
"A nossa idade parece que voltou no tempo", disse o usuário Manoel da Silva
“A minha vida ficou muito ruim depois da morte do meu marido. Hoje sou alegre, satisfeita, brinco com todo mundo, gosto de dançar. Só falto quando estou doente”, afirmou a Garota Festsol da Melhor Idade 2001, Francisca de Nascimento, 88. 

O Centro de Atenção Psicossocial Florescer conta com uma terapeuta ocupacional, uma psicóloga, uma fisioterapeuta, agentes administrativos e uma assistente social. A sua função principal é a inclusão social, resgatando as potencialidades e cidadanias dos usuários.
Coordenadora Rolim e Psicóloga Richeli Loureiro
O aposentado Manoel da Silva (79) diz a tristeza acabou. “Isso aqui é uma beleza pra nós. Ainda bem que criaram o CAPS pra gente poder dançar, estudar, se divertir um pouco. A nossa idade parece que voltou no tempo, a gente se sente bem aqui. As doenças foram embora, não sentimos mais tanta dor. Agradecemos muito à Rolim e à Richele”, falou o usuário do CAPS.

Um comentário:

  1. Eu não sou de mentiras quando é bom devemos valorizar a Dr Rolim é uma das poucas pessoas para quem eu tiro meu chapéu PARABÉNS seu trabalho para com os idosos é o mais belo que já vi a melhor idade estava precisando de pessoas que respeite os idosos toda regra tem uma exceção continue assim !!1

    ResponderExcluir

Obrigado por participar do nosso blog.
A sua mensagem será publicada após a liberação do conteúdo.
Continue conosco!