segunda-feira, 25 de julho de 2011

Prefeitura promove o Estande de Artesanato na Praia da Chácara

Alunos serram madeira para confecção de produtos artesanais

O SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto de Moz, montou um estande na Praia da Chácara para vender produtos artesanais produzidos por produtores rurais da região do Xingu. A iniciativa se dá em comemoração ao Dia Nacional do Trabalhador Rural, que é comemorado todo dia 25 de julho. 
Secretária Margarida garante que prefeitura incentiva o trabalhador rural
Segundo a Secretária Municipal de Produção e Abastecimento, Maria Margarida da Silva, a prefeitura quer incentivar que o trabalhador rural trabalhe a sustentabilidade, e ao mesmo tempo que ele possa complementar a sua renda familiar, evitando a evasão do meio rural. “A prefeitura compra todas as ferramentas necessárias, o Governo Federal, através do SENAR, fornece o instrutor e a comunidade dá a matéria-prima e a mão-de-obra.
Rose Costa, instrutora do SENAR
De acordo com Rose Costa, instrutora do SENAR e do Curro Velho, os alunos devem ter no mínimo 18 anos, pois a intenção é conseguir que esse conhecimento seja passado ‘de pai para filho’, sem que a família precise se deslocar do local. “Ensina-se a ter uma maior preocupação com a Amazônia, como colher e plantar, e o reaproveitamento de matéria-prima”, disse a instrutora. 
Estudante Ana Carolina gostou de tudo o que viu no estande
O programa oferece cursos de capacitação de artesanato, gastronomia, costura, a confecção de relógios, pulseiras, brincos, anéis, toalhas, sandálias, chapéu de buriti, caixas de presentes e uma infinidade de produtos artesanais de altíssima qualidade. “Achei tudo muito super, hiper, mega, ultra legal. É a primeira vez que vejo esse tipo de produto aqui em Porto de Moz. Gostei de tudo”, disse a estudante Ana Carolina Nascimento, 12.
Estagiários do projeto produzem produtos na Praia da Chácara
O estagiário Paulo Ricardo Alencar (25) falou da importância do projeto na sua vida. “Primeiro participei de uma selação junto ao Instituto de Educação do Brasil – IEB. Foram duas vagas para Porto de Moz, duas para Gurupá e duas para Anapú. Hoje sei pescar, mariscar, fazer farinha, tudo baseado no Manejo Florestal Comunitário, pensando na subsistência da comunidade”, informou.

O estande funciona todos os dias na Praia da Chácara, das 7 às 19h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do nosso blog.
A sua mensagem será publicada após a liberação do conteúdo.
Continue conosco!