sexta-feira, 29 de julho de 2011

Operação Cidadania Xingu em Porto de Moz

Prefeito Berg Campos abre reunião
No último dia 22, representantes do Governo Federal, Governo do Estado do Pará e do Consórcio Belo Monte realizaram uma reunião institucional na Casa de Cultura, em Porto de Moz, através da Operação Cidadania Xingu, que faz parte de um pacote de ações do Governo Federal para o desenvolvimento dos municípios da região do Xingu, junto com o comitê gestor do Plano de Desenvolvimento Regional do Xingu (PDRS) e da Casa do Governo Federal.  
Alex Brandão, da Secretaria Nacional de Segurança Pública
O objetivo da operação é garantir a presença efetiva do poder público nos territórios impactados pela UHE Belo Monte com políticas e ações que promovam o desenvolvimento sustentável da região com foco na melhoria da qualidade de vida dos diversos segmentos sociais (população rural, população urbana), com integração entre os entes federados. Entretanto, o objetivo da reunião institucional é iniciar o processo de negociação e detalhamento de compromissos entre os entes federados adequados ao desenvolvimento sustentável do município, e de acordo com o PDRS Xingu.
Paulo Cabral, coordenador da Operação Cidadania Xingu
Os temas prioritários debatidos nas reuniões são: regularização fundiária e ambiental, saúde, educação, segurança pública, estradas vicinais, e Transamazônica BR 230.

Está sendo implementada a seguinte metodologia:

–Governo Federal: Apresenta sugestão de priorização das ações pelo Governo Federal, com sugestão de Plano de Ação
–Governo Estadual: Apresenta sugestão de priorização das ações pelo Governo Estadual, com sugestão de Plano de Ação;
–Prefeitura: Apresentação de demandas do município.
–Sociedade Civil Organizada: Apresentação de demandas para o município.
–Discussão sobre os temas levantados e celebração de uma agenda de compromissos entre todas as partes, com objetivo de eleger uma priorização entre as ações apresentadas e aprovadas.
Vice-prefeito Zeca Tomé participa de reunião
As reuniões aconteceram nos seguintes municípios: Altamira, Vitória do Xingu, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Placas, Anapú, Pacajá, Senador José Porfírio, Porto de Moz e Gurupá.
Os vereadores Weider Lobato, Jango e Nildo Pontes, presidente da Câmara
A Operação Cidadania Xingu vai realizar vários mutirões para iniciar o processo de negociação e detalhamento de compromissos entre os entes federados adequados ao desenvolvimento sustentável do município, para debater a regularização fundiária e ambiental, infraestrutura para o desenvolvimento, desenvolvimento sustentável, desenvolvimento social e cidadania, e gestão pública. Participarão dos mutirões: servidores públicos federais, estaduais e municipais, e representantes da sociedade civil organizada. Em Porto de Moz o mutirão vai acontecer nos dias 28 e 29 de setembro deste ano. 
Arapiraca, coordenador da Casa de Governo, fala sobre articulação
O Secretário de Saúde de Porto de Moz, Deivison de Oliveira, afirmou que a primeira parcela do recurso para a construção de uma nova unidade de saúde em Porto de Moz, em parceria com o Governo Federal, já foi aprovada e em breve as obras serão iniciadas.
Ex-prefeito Edilson Cardoso recebe kit-festsol do prefeito Berg Campos
Arapiraca, coordenador da Casa de Governo, instalada em Altamira, afirmou que será necessária a articulação de todos os interessados, para convergir aos melhores resultados possíveis, e que a sua equipe vai acompanhar de perto todos os processos que envolvem a construção da usina de Belo Monte.
Prefeito entrega lembranças de Porto de Moz aos visitantes
Para o prefeito Berg Campos, o objetivo é que toda a população portomozense seja contemplada com o mutirão. “Primeiramente quero agradecer ao secretário Nicias Ribeiro, ao Governador Simão Jatene, ao Consórcio Belo Monte, e ao Governo Federal. Fiquei muito feliz quando soube que o meu amigo Arapiraca ia assumir a Casa de Governo, pois é uma pessoa capaz e interessada em resolver nossos problemas. Tenho certeza que sem o Consórcio Belo Monte nós não estaríamos aqui hoje. Sabemos que o mutirão não vai resolver todos os nossos problemas, mas teremos a oportunidade única de dizermos o que é importante para o nosso povo, a nossa cidade. Que Deus nos conceda paz e sabedoria para vencermos mais essa batalha”, afirmou o prefeito.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do nosso blog.
A sua mensagem será publicada após a liberação do conteúdo.
Continue conosco!