Quadrilha Pula Muro sacudiu a arquibancada do Ginásio Souza Cruz |
Ontem (21), foi realizado o Concurso de Quadrilhas, no Ginásio Chico Cruz. O evento contou com a participação do Prefeito Berg Campos, da primeira dama Ângela Campos, do Deputado Federal Josué Bengtson, Deputado Estadual Junior Ferrari, e dos Secretários Rivaldo Campos e Deivison de Oliveira.
A Quadrilha da Melhor Idade, sob o comando da Coordenadora Luzefigene Rocha Rolim, abriu a programação. Usuários do Centro de Atenção Psicossocial Florescer – CAPS, responsável pela inclusão social de idosos e doentes mentais, deram uma demonstração de disposição e saúde, provando que a qualidade de vida está diretamente relacionada com a atenção ao idoso.
O casal Berg e Ângela Campos: Prefeito e Sec. de Trabalho e Promoção Social |
As crianças do Centro Educacional Abelhinha Feliz apresentaram-se em seguida. A quadrilha Roceiros do Abelhinha abordou o tema “A valorização do amor ao Folclore”, juntamente com a miss caipira Ana Heloise Machado Gonçalves. É a inclusão cultural na educação infantil.
Os adolescentes do Programa ProJovem também fizeram uma belíssima apresentação com dança de carimbó, típica da nossa região. “Cultura é desenvolvimento. Esse evento promove de forma efetiva o nome da cidade e do Estado do Pará, levando para a juventude uma opção melhor de vida”, afirmou o Deputado Federal Josué Bengtson.
Quadrilha da Melhor Idade é exemplo de saúde e disposição |
A turma F da Faculdade de Pedagogia – FATEP, abordou o tema “Drogas Não”, conscientizando os jovens sobre os problemas sociais que o uso das drogas traz para os viciados.
Para o Deputado Estadual Junior Ferrari, a extensa programação cultural do Festsol mostra as raízes de Porto de Moz, valorizando cada vez mais a cultura do município. “A cada ano cresce o número de turistas e brincantes no Festsol, gerando emprego e renda para a nossa cidade. O Prefeito Berg Campos está de parabéns”, disse o deputado.
Quadrilha Roceiros do Abelhinha |
O momento mais esperado da programação foi anunciado pelo Dj Tubarão e a quadrilha Pula Muro colocou todos os seus membros e alegorias no ginásio. Com o tema “Cultura da criação de búfalos em Porto de Moz”, a quadrilha arrancou muitos aplausos do público. “A nossa expectativa é muito grande. A alegoria está linda, esperamos que o público goste. O Festsol está atraindo muitos turistas pra nossa cidade e já virou tradição”, falou Patrícia de Oliveira, Coordenadora da Quadrilha Pula Muro.
Papagaio, tucano, garça, borboletas, vitória-régia e um imenso búfalo compuseram a alegoria da quadrilha. As aves eram suspendidas por uma corda amarrada na estrutura do ginásio, dando a impressão que estavam voando. Tudo muito organizado, levantando a plateia.
“É importante a representação da Amazônia. A quadrilha Pula Muro se apresentou muito bem, coreografia excelente e ritmada. Estão de parabéns”, disse Antônio Oliveira, 47.
“A Pula Muro foi excelente. Tiveram muita criatividade ao abordar o tema Meio Ambiente, mostraram desembaraço e uma coreografia espetacular”, afirmou Bernadete Fonseca, 50.
Quadrilha Fera Junina apostou no tema "Inovação Tecnológia em Porto de Moz" |
“A Pula Muro foi excelente. Tiveram muita criatividade ao abordar o tema Meio Ambiente, mostraram desembaraço e uma coreografia espetacular”, afirmou Bernadete Fonseca, 50.
Cinco jurados foram escolhidos através de sorteio: Alcindo Moisés, Graça Machado, Maria Jocelys Costa, Márcia Bastos e Mauro Anderson.
A Quadrilha Fera Junina entrou no ginásio Chico Cruz com o tema “A invasão tecnológica em Porto de Moz”, dando ênfase na chegada da internet e da telefonia celular, que chegou após a gestão do Prefeito Berg Campos. A história da televisão também foi contada e surpreendeu muitos torcedores. “A nossa cidade vivia a base da lamparina e agora tudo mudou. A chegada da telefonia móvel em Porto de Moz foi um grande avanço e isso precisa ser valorizado. O Festsol enriquece a nossa cultura, a cidade fica toda envolvida nesse movimento, o que demonstra a preocupação do cidadão portomozense em desenvolver cultura”, argumentou Mabel Matos, presidente da Quadrilha Fera Junina.
Uma grande antena de telefonia celular, uma réplica de aparelho de televisão, e várias lanternas fizeram parte da alegoria, demonstrando o crescimento tecnológico no Estado do Pará, mais precisamente em Porto de Moz.
“A quadrilha Fera Junina fez uma grande apresentação, a coreografia estava de acordo com o tema e isso chamou muito a minha atenção”, disse Hilderlanie Pontes, 26.
“Podemos conhecer mais a história da televisão, o que é importante pra nós. A quadrilha teve um bom desempenho e evoluiu no decorrer da apresentação”, afirmou Benilse Azevedo, 27.
O Prefeito Berg Campos falou da importância do Concurso de Quadrilhas no Festsol 2011. “Este é um dos maiores eventos do Festsol, pois incentiva a cultura e fomenta a inclusão dos jovens em projetos sociais. Os temas são interessantes, sempre apresentados de forma criativa e harmoniosa. Isso sim é Porto de Moz”, falou o prefeito.
A Primeira-dama e Secretária de Promoção Social Ângela Campos, garantiu que o Festsol “impulsiona a economia do município, garantindo mais trabalho e emprego aos cidadãos portomozenses, sendo este um compromisso do atual governo que tanto investe em educação, saúde, cultura e programas sociais”, afirmou.
APURAÇÃO
A grande campeã do Concurso de Quadrilhas do Festsol 2011 foi a Quadrilha Pula Muro, com 422 pontos. Já a Fera Junina obteve 413 pontos, uma diferença de apenas 9 pontos, demonstrando o quanto foi acirrada a disputa.
As misses de ambas as quadrilhas obtiveram 45 pontos, saindo as duas campeãs.
O marcador da quadrilha Pula Muro conseguiu somar 45 pontos, e da quadrilha Fera Junina, 41.
Parabéns à Quadrilha Pula Muro pela vitória!
a pula muro foi a melhor e foi merecida...
ResponderExcluira FAMILIA PULA MURO ESTA DE PARABENS PELA APRESENTAÇÃO FOI MUITO LINDA PARABENS PULA MURO
ResponderExcluirta lindo meu sobrinho
ResponderExcluirdançando quadrilha
beijos to com muitas saudades...
a quadrilha pula muro mereceu esse ano foi a melhor e ñ tinha pra ninguem aceitem meus amores!!!!
ResponderExcluira criatividade da pula muro foi belissima, nao desfazendo da outra mas acho que eles nao souberam explorar o tema
ResponderExcluir