Alunos e instrutores que participaram do curso |
Ontem (28) foi o último dia do curso “Treinamento Pré-hospitalar em Urgência e Emergência”, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Corpo de Bombeiros de Altamira e Defesa Civil. As aulas teóricas ocorreram nos dias 25, 26 e 27, na Casa de Cultura, seguidas de um dia intenso de aulas práticas.
Foram três dias de aulas teóricas na Casa de Cultura |
Participaram do curso funcionários do hospital Ana Nery e agentes de trânsito. O objetivo é capacitar os profissionais a realizarem os atendimentos pré-hospitalares, como: imobilização, remoção e transporte.
Lucas Urel, diretor do Hospital Ana Nery, afirma que é a primeira vez que essa ação ocorre em Porto de Moz e que 46 profissionais estão envolvidos no curso. “A proposta do curso surgiu com o sucesso da experiência que tivemos em Altamira, onde percebemos que a equipe estava debilitada”, disse o diretor.
Lucas Urel, diretor do Hospital Ana Nery, afirma que é a primeira vez que essa ação ocorre em Porto de Moz e que 46 profissionais estão envolvidos no curso. “A proposta do curso surgiu com o sucesso da experiência que tivemos em Altamira, onde percebemos que a equipe estava debilitada”, disse o diretor.
Diretor Lucas Urel, soldados do Corpo de Bombeiros e Sec. Deivison de Oliveira |
Para o soldado do Corpo de Bombeiros, Robson Cleiton, o curso “é muito válido, pois prepara ainda mais a equipe, o que antes não acontecia”. Ainda de acordo com o soldado, “serão realizadas palestras educativas para ensinar a população como proceder nos casos de acidentes, trabalhando sempre a questão da prevenção”.
A equipe do curso foi às ruas colocar em prática tudo o que aprenderam nos quatro dias de curso. Através de acidentes simulados, eles vivenciaram a difícil profissão de socorristas que estão, dia-a-dia, sempre dispostos a salvar vidas.
“O objetivo principal desse curso é o aprimoramento da nossa equipe em urgência e emergência. Todos os profissionais que estão ministrando as aulas são altamente qualificados. É a primeira vez que estamos implementando essa ação conjunta no município e está sendo um sucesso. Foram quatro dias de treinamento intensivo, sempre buscando trazer conforto para a população portomozense”, disse o Secretário de Saúde, Deivison de Oliveira.
Segundo a secretaria de saúde, é importante que a população haja sempre de maneira consciente, não passando trotes para o hospital, não dirigir quando beber, e outras formas de ajudar a administração pública. O objetivo esperado foi alcançado, atingindo 100% de frequência dos alunos durante o curso.
“O curso foi muito importante para todos nós, pois agora estamos mais preparados para atender a população, seja da zona urbana ou rural. Hoje sei como transportar, imobilizar, ou fazer um resgate mais específico”, afirmou a técnica de enfermagem Helena Pena (38).
Para a auxiliar de serviços gerais Maria José Lima (38), “o curso foi uma grande oportunidade para adquirir novos conhecimentos e novas técnicas de resgate”, o que deu a ela “o aumento da possibilidade de salvar mais vidas”, garantiu.
ESSA TÉCNICA HELENA É MUITO GOSTOSA EU FICARIA DOENTE SÓ PRA TER QUE SER ATENDIDO POR ELA..........
ResponderExcluir